ProLegis

• Autor: Diretoria de Comunicação Social - 14/03/2018 - Local: Câmara Municipal de Betim
O presidente da Câmara Municipal de Betim, vereador Leo Contador (DEM), anunciou mais um importante passo no processo de modernização e obtenção de maior transparência na gestão da Casa. A partir de agora, todo cidadão poderá acompanhar, pelo portal da Câmara Municipal de Betim (camarabetim.mg.gov.br), o trâmite legislativo de todos os Projetos de Lei, Requerimentos, Projetos de Resolução, dentre outros. Para isso, foram criados dois ícones no site oficial da Câmara. No primeiro, que recebeu o nome de ProLegis (Sistema de Processo Legislativo), o cidadão pode pesquisar os atos normativos da Casa. Esse ícone é dividido em três subtópicos: Consulta de Matérias Legislativas, Consultas de Normas Jurídicas e Sessões Plenárias. Uma novidade dentro das pesquisas é que o cidadão pode clicar no botão “Acompanhar Tramitação” e cadastrar um e-mail. Assim, toda vez que houver uma alteração em relação a essa peça legislativa, o solicitante irá receber uma mensagem por e-mail, avisando que houve uma movimentação na tramitação. O outro ícone criado foi a Pauta da Reunião. Nela, o cidadão pode acessar o material que será analisado e votado pelos parlamentares, durante a reunião ordinária. Nesse ítem, todos os tópicos que serão apreciados vêm com QR-Code, um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado por telefones celulares equipados com câmera, que traz o histórico da tramitação da peça. O último tópico é o Sessões Plenárias, onde está disponibilizada a pauta de votação de todas as sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal de Betim. Sistema ProLegis O ProLegis visa informatizar o processo legislativo desde a elaboração feita pelo parlamentar até a finalização, passando por todos os trâmites específicos de cada matéria e pelas Sessões Plenárias pertinentes. “Vale ressaltar que além da total transparência dos processos legislativos que tramitam na Casa, o custo de implantação do ProLegis foi zero. O desenvolvimento do sistema, que atende todas as demandas com o máximo de eficiência foi feito pela equipe de informática da Câmara, em parceria com a Diretoria Legislativa, que tem a responsabilidade de alimentar o sistema. Em um orçamento prévio, o valor de implantação de um sistema semelhante ao que implantamos, foi de R$ 1 milhão”, disse o presidente da Casa, vereador Leo Contador. De acordo com os desenvolvedores do ProLegis, o sistema é dotado de uma inteligência peculiar e totalmente voltado à realidade da Câmara Municipal de Betim, tornando todos os processos executados pela Diretoria Legislativa mais rápidos e eficazes, facilitando o trabalho e eliminando boa parte do fluxo de papel através da Pauta Eletrônica e da Consulta às Matérias, que anteriormente precisavam ser localizadas e impressas.
Publicado em: 14/03/2018