Escola do Legislativo



A Escola do Legislativo Sara Eloy é um espaço acadêmico de formação de profissionais voltado para os trabalhos legislativos e debate democrático das questões pertinentes às atividades legislativas.


Fique por dentro





Atividades da Escola

Carregando...

Realização: 22/03/2024 a 22/03/2024
Horário: 13h30 às 16h30

Continuar lendo

Carregando...

Realização: 19/03/2024 a 21/03/2024
Horário: 13h às 16h30

Continuar lendo

Carregando...

Realização: 29/02/2024 a 29/02/2024
Horário: 14h às 17h

Continuar lendo

Veja mais


Contato

Telefone: (31) 2010-3441
E-mail: escoladolegislativo@camarabetim.mg.gov.br

Programas de Educação para a Democracia

A Câmara vai à Escola e a Escola vem a Câmara

Em parceria com as Instituições de Ensino públicas e particulares sediadas no município de Betim.

Parlamento Jovem 2014

Em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, PUC Minas e PUC Betim, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Câmara Municipal de Contagem.

Cursos de formação política

Em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Interlegis / Senado Federal, entidades públicas e privadas, universidades e instituições.

Visitas monitoradas à Câmara Municipal de Betim

Em parceria com Organizações não Governamentais – ONGs, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs e Sociedade Civil.

-->

A Escola oferece aos parlamentares e aos servidores:

  • Suporte conceitual de natureza técnico-científico às atividades legislativas;
  • Subsídios para identificação e cumprimento da missão do Poder Legislativo para que exerça de forma criativa, crítica e eficaz suas atividades;
  • Ações e programas que visem à educação para a cidadania, como forma de colaborar com a aproximação do Legislativo municipal e sociedade;
  • Conhecimentos básicos para o exercício de suas atribuições dentro do Legislativo;
  • Qualificação nas atividades de suporte técnico, administrativo, científico e político ampliando a sua formação em assuntos legislativos; desenvolve programas para formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas e estimula a pesquisa técnico-científica voltada ao Legislativo, em cooperação com outras instituições.

Programas

Diversas ações que visam a educação para a democracia são desenvolvidos em parceria com o Interlegis/Senado Federal, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), câmaras municipais, Prefeitura Municipal de Betim, Poderes do Estado, instituições escolares, terceiro setor e a iniciativa privada com o objetivo de fomentar o debate da agenda política local, capacitar e estimular a participação popular.

Os programas são desenvolvidos por meio de atividades e projetos, com planejamento adequado ao público alvo, sendo eles:

V – Apoio às Comissões Permanentes

Além dos Programas, outras modalidades também são desenvolvidas como forma de interação entre servidores, parlamentares e os diversos setores do parlamento local:

Legislação

Resolução nº 1.678, de 22 de fevereiro de 2011: CRIA A ESCOLA DO LEGISLATIVO DE BETIM. (Autoria: Mesa Diretora)

Resolução nº 1.823, de 3 de dezembro de 2013: DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BETIM. (Autoria: Vereadoras Elza Marques e Marilene Torres)

Resolução nº 1.832, de 10 de dezembro de 2013: DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE BETIM. (Autoria: Mesa Diretora)

Resolução Nº 2154, de 28 de agosto de 2018.: INSTITUI O PROJETO PARLAMENTO MELHOR IDADE.

Resolução nº 2.221, de 12 de março de 2019: CRIA O PROJETO PARLAMENTO MULHER. (Autoria: Vereadoras Eliana Aparecida Moreira,Elzilene Ambrosio Ferreia de Aguiar e Luciene Maria Ferreira)

Lei nº 6.659, de 16 de março de 2020: CRIA O PROJETO "A CÂMARA VAI A ESCOLA E A ESCOLA VEM À CÂMARA". (Autoria: Mesa Diretora)

Contato

Telefone: (31) 2010-3441
E-mail: escoladolegislativo@camarabetim.mg.gov.br