Roda de Conversa Agosto Lilás: a construção do futuro se faz hoje

• Autor: Diretora de Comunicação Institucional - Local: Câmara Municipal de Betim

A Câmara Municipal de Betim realizou, na tarde de quinta-feira (31 de agosto), no Plenário Carino Saraiva, a Roda de Conversa Agosto Lilás: a Construção do Futuro se Faz Hoje. O evento contou com a participação das Comissões Permanentes de Direitos da Mulher e de Segurança Pública e Defesa Civil e da Diretoria da Escola do Legislativo Sara Eloy. O Agosto Lilás se refere ao mês de prevenção e conscientização do combate da violência contra a mulher.

O Agosto Lilás está em consonância com o Projeto de Lei nº 147/22, de autoria da vereadora Angela Maria, que tem como objetivo prevenir, combater e conscientizar a população sobre a violência doméstica e suas variantes. Além disso, busca fomentar debates sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero e promover a mudança de comportamento da sociedade em geral. A Prefeitura Municipal de Betim e as Escolas Estaduais Senador Antônio Vilela e João Paulo I atuaram como parceiras na Roda de Conversa.

Angela Maria, presidente da Comissão Permanente de Direitos da Mulher, atuou como mediadora da Roda de Conversa e promoveu a abertura dos trabalhos, que contou, também, com a participação do vereador Gregório Silva, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Civil. Os temas abordados foram estes:

Como identificar o assédio e suas diversas formas?
Quais as formas de violência contra a mulher?
Quais são os locais que a mulher vítima de violência deve procurar? Como é feito esse acolhimento?
Como identificar relacionamentos abusivos e relacionamentos saudáveis? Identificando o abuso, como proceder?
Como atua a segurança pública no Município de Betim na defesa dos direitos da mulher?

Os palestrantes foram estes:

Luciene Ribeiro Soares, ouvidora de Prevenção e combate ao Assédio Moral e Sexual da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais

Camila Félix, presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas de Minas Gerais (Abracrim)

Tenente Gisele Alves, da 2ª Cia. Independente da Polícia Militar de Prevenção à Violência Doméstica (PVD)

Elizete Maria da Silva, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream).

GM Nayara Souza, representante da Guarda Municipal de Betim.

Diretoria de Comunicação Institucional - Jorn. Wagner Augusto

Publicado em: 01/09/2023