Vale participa de oitiva da CPI da Lama

• Autor: Jonathan Pires - Local: Câmara Municipal de Betim

Nesta quarta-feira (11 de maio), a Câmara Municipal de Betim realizou a 5ª oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Na reunião foi ouvido o diretor de Reparação e Desenvolvimento da Vale S.A., Marcelo da Silva Klein.

Já participaram das oitivas desta CPI o prefeito municipal de Betim, Vittorio Medioli, o procurador-geral do município, Bruno Cypriano, os secretários municipais de Meio Ambiente, Ednard Barbosa; de Saúde, Augusto Viana; de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bambirra; de Assistência Social, Sandra Morais de Queiroz; o superintendente de Defesa Civil, tenente-coronel Walfrido de Assis, a presidente  da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), Marinésia Makatsuru; e o gerente da Regional Metropolitana Sul da Copasa, Joaquim Paulo Coutinho Braga, além de moradores e comerciantes da Colônia Santa Isabel atingidos pela lama trazida pela enchente do Rio Paraopeba, que aconteceu em janeiro deste ano.

O objetivo da CPI é apurar os possíveis crimes ambientais e contra a saúde pública, danos materiais e morais ocasionados pela invasão da lama dos rejeitos da extração do minério de ferro, trazidos pela enchente do Rio Paraopeba, afetado pelo rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

A comissão é presidida pelo vereador Professor Wellington, tem como relator o vereador Claudinho, e como membros os vereadores Júnior Trabalhador, Layon Silva e Roberto da Quadra.

Diretoria de Comunicação Social

Publicado em: 11/05/2022