Audiência Pública debate sobre combate ao trabalho infantil

• Autor: Jonathan Pires - Local: Câmara Municipal de Betim

O combate ao trabalho infantil foi tema de audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Betim nesta quarta-feira (22). A autoria do Requerimento nº 1.258/22 é do vereador Roberto da Quadra, que preside a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude.

Durante a discurso, o vereador Roberto da Quadra falou da importância de educar as crianças sem expô-las à exploração do trabalho infantil. Segundo o parlamentar, a exposição ao trabalho forçado não atinge a integridade e a educação buscada pelos pais. Pelo contrário, prejudica a fase da infância. Ainda de acordo com o vereador, é fundamental cuidar das nossas crianças e das famílias menos favorecidas, oferecendo estrutura social, educação para nossas crianças e meios de profissionalizar os adolescentes, para terem um trabalho digno e sem exploração. Participaram da audiência a coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Minas Gerais (Fectipa/Mg), Elvira Cosendey; a procuradora do Ministério Público do Trabalho, dra. Luciana Marques Coutinho, que explanou sobre a importância da profissionalização e do trabalho protegido no combate ao trabalho infantil; a chefe da seção de Inspeção do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho em Betim, do Ministério do Trabalho e Previdência, Lisliene de Freitas Faria Viegas; o Superintendente de Trabalho, Emprego e Renda de Betim (Seter), Antônio Carlos de Matos Rocha, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Seter junto aos adolescentes e aos jovens egressos do trabalho infantil.

Participaram do evento o secretário municipal de Governo, Guilherme Carvalho, representando o prefeito Vittorio Medioli; a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Morais de Queiroz; a secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta;  a assistente social responsável pelo apoio técnico metodológico do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e da Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes junto à Proteção Social Especial na Semas, Maria José de Souza Coelho; a presidente da Comissão de Defesa das Crianças e Adolescentes da OAB Betim, Dara Hellen Nascimento; a representante dos conselhos tutelares, Leidiane Sales Guilhermino; a coordenadora do projeto social Circo de Todo Mundo Betim, Valdimar do Nascimento Alves; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, André Diniz; e a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Patrícia Juliana Barreto Correia Oliveira.

Diretoria de Comunicação Social

Publicado em: 23/06/2022