Oficina finaliza programação da Campanha Agosto Lilás

• Autor: Jonathan Pires - Local: Câmara Municipal de Betim

A Câmara Municipal de Betim, por intermédio das Comissões Permanentes de Direitos da Mulher, de Educação e de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos, e da Escola do Legislativo Sara Eloy, deu sequência, com uma Oficina, na tarde desta terça-feira (30 de agosto), no Plenário Carino Saraiva, à campanha Agosto Lilás, em referência ao mês de prevenção e conscientização do combate da violência contra a mulher. O evento contou com a parceria da Escola Estadual João Paulo I.

O mês Agosto Lilás está em consonância com o Projeto de Lei nº 147/22, de autoria da vereadora Angela Maria, que tem como objetivo prevenir, combater e conscientizar a população sobre a violência doméstica e seus tipos. Além disso, busca fomentar debates sobre os direitos das mulheres e sobre a igualdade de gênero e de promover a mudança de comportamento da sociedade em geral.

A campanha Agosto Lilás é dividida em três módulos:

- Seminário Educar para Prevenir que aconteceu na abertura dos eventos, em 8 de agosto;

- Roda de Conversa Conscientizar e Discutir realizado na sexta-feira (26/8);

- E, para encerrar, a Oficina Reconhecer e Agir, ocorrida hoje.

O presidente da Comissão Permanente de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos, vereador Daniel Costa, fez a abertura dos trabalhos e atuou como moderador da Oficina. Dois painéis compuseram o evento. O primeiro teve como tema O Município. O segundo painel discorreu acerca da Legítima Defesa.

A presidente da Comissão Permanente de Direitos da Mulher, vereadora Angela Maria, o presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Professor Alexandre Xeréu e o vereador Gregório Silva também compuseram a Mesa Principal e participaram ativamente da Oficina.

Foram abordados os Projetos de iniciativa da Câmara Municipal que se tornaram leis no âmbito de Betim.

Atuaram como palestrantes a psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream), Alcione Guedes Leão, que falou sobre o tema A Porta de Entrada das Vítimas de Violência Doméstica, e Cledisson Aparecido de Oliveira, que falou de Conceitos e Técnicas da Defesa Pessoal.

Jornalista Wagner Augusto - Diretoria de Comunicação Social

Publicado em: 30/08/2022