Sessão Solene
A Câmara Municipal de Betim realizou Sessão Solene de posse dos agentes públicos eleitos e diplomados, na noite de 1º de janeiro, no Clube Atlético Rodoviário. Foram empossados os 23 vereadores da 20ª Legislatura, a vice-prefeita municipal eleita, Cleusa Lara, e o prefeito municipal eleito, Heron Guimarães.
A solenidade foi presidida, inicialmente, pelo vereador Gregório Silva, decano da Legislatura e, posteriormente, pelo presidente eleito para o biênio 2025/2026, vereador Léo Contador, acompanhado dos membros da nova Mesa Diretora eleita: Paulo Tekim (1º vice-presidente), Marquinho Rodrigues (2º vice-presidente), Angela Maria (1ª Secretária) e Baé da Comunidade (2º secretário), além do ex-prefeito Vittorio Medioli, do prefeito eleito Heron Guimarães, da vice-prefeita Cleusa Lara e do Juiz de Direito e diretor do Foro de Betim Dr. Carlos Márcio de Souza Macedo.
Os 23 vereadores que irão compor a 20ª Legislatura da Câmara Municipal no quadriênio 2025/2028 são:
Adelio Carlos - Eleito pelo PDT
Professor Alexandre Xeréu - Eleito Pelo PL
Alexandre da Paz - Eleito pelo MDB
Angela Maria - Eleita pelo Republicanos
Toninho da Farmácia - Eleito pelo PL
Carlin Amigão - Eleito pelo MDB
Claudinho - Eleito pelo PSB
Léo Contador - Eleito pelo Cidadania
Dudu Braga - Eleito pelo PV
Gilberto Vianópolis - Eleito pelo Cidadania
Ivanildo Petrovale - Eleito pelo Cidadania
Gregório Silva - Eleito pelo Solidariedade
Zequinha Romão - Eleito pelo PP
Kenin do G10 - Eleito pelo Democracia Cristã
Klebinho Rezende - Eleito pelo Avante
Layon Silva - Eleito Pelo PL
Baé da Comunidade – Eleito Pelo PP
Marquinho Rodrigues - Eleito pelo União Brasil
Paulo Tekim - Eleito pelo PL
Ricardo Lana - Eleito pelo PP
Roberto da Quadra - Eleito pelo União Brasil
Rony Martins - Eleito pelo Republicanos
Tiago Cassiano - Eleito pelo PC do B
Em seu discurso, Vittorio Medioli agradeceu a todos que o acompanharam nesses oito anos e trabalharam pelo progresso de Betim. Enfatizou que estar à frente da gestão municipal não foi nenhum sacrifício para ele e que vê esses anos como uma oportunidade para fazer o bem das pessoas. Disse que acredita que Heron Guimarães irá continuar o bom trabalho e até mesmo fazer melhor, enfatizando a transparência em todas as contas do município. Vittorio Medioli valorizou o trabalho dos vereadores, enfatizando que com união e diálogo entre os Poderes foi possível criar soluções importantes para o crescimento do município. Medioli finalizou seu discurso resumindo seu trabalho à frente da Prefeitura de Betim e disse que sente a paz do dever cumprido.
Heron Guimarães, em tom de gratidão, fez questão de ressaltar o trabalho responsável realizado por Vittorio Medioli em Betim, o qual, segundo ele, elevou a cidade um novo patamar de desenvolvimento. “Minha tarefa será preservar as conquistas dos últimos oito anos, frutos da gestão responsável do prefeito Vittorio Medioli, cujo exemplo nos mostrou o caminho: austeridade financeira e prioridades claras”, frisou o novo prefeito citando dezenas de realizações que Vittorio deixa e destacando que assumir a prefeitura não é apenas ocupar um cargo, é aceitar uma missão.
O presidente eleito para o Biênio 2024/2025, vereador Léo Contador, começou seu discurso agradecendo a Deus e ao povo de Betim pela oportunidade de poder continuar um projeto que começou em 2012. Disse se sentir honrado em dar posse ao prefeito Heron Guimarães e a vice-prefeita, Cleusa Lara. Citando a vice-prefeita e a vereadora Angela Maria, Léo enfatizou a importância das mulheres na política. Léo Contador reafirmou seu compromisso com os servidores municipais e finalizou seu discurso agradecendo os vereadores pela confiança de elegê-lo como presidente da Câmara Municipal de Betim, além de informar que entra na história do município como o vereador que mais teve anos à frente da administração legislativa. O atual presidente da Câmara finalizou seu discurso agradecendo a parceira de todos que trabalham junto pelo crescimento de Betim.
Ao final da solenidade, Léo Contador prestou uma homenagem aos vereadores recém empossados, ao ex-prefeito Vittorio Medioli, ao prefeito Heron Guimarães e à vice-Prefeita Cleusa Lara. Em um ato especial, Vittorio Medioli fez a entrega de uma faixa simbólica representando a transmissão do cargo ao novo prefeito.
Participaram da Sessão Solene os secretários municipais e adjuntos indicados pelo prefeito Heron Guimarães, ex-vereadores, representantes da Polícia Militar de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros dentre outras autoridades.
Diretoria de Comunicação Institucional - Lourdes Miranda