Obras para a região do Casa Amarela são debatidas em Audiência Pública

• Autor: Jonathan Pires - 29/09/2022 - Local: Plenário Carino Saraiva Moreira

A Câmara Municipal de Betim realizou Audiência Pública na tarde desta quinta-feira (29 de setembro), no Plenário Carino Saraiva, para debater a construção da rede de drenagem de águas pluviais e do asfaltamento das vias públicas dos Bairros Casa Amarela e Aroeiras. A proposição partiu do vereador Professor Wellington, por meio do Requerimento nº 1.699/2022.

Na abertura dos trabalhos, Professor Wellington, que presidiu a mesa principal, ressaltou que o ponto inicial da discussão é ouvir os moradores dos bairros que necessitam urgentemente do projeto executivo para a execução das obras. Silvana Fonseca, moradora e representante do Casa Amarela, frisou a necessidade da pavimentação asfáltica, pois atualmente não é possível nem pedir um carro por aplicativo. "Ou é lama ou é poeira na região. Para transitar pelo local é preciso possuir automóveis de tração 4x4", afirmou. Silvana tem uma irmã que faz tratamento médico no Centro e necessita de transporte com frequência. “Tem dia que a van do transporte de baixa capacidade não consegue chegar perto da minha casa”, disse.

Outro representante do Casa Amarela, Carlos Javet Bittencourt, lamentou que num município do porte de Betim ainda seja preciso discutir o asfaltamento de vias. "Trata-se da dignidade das pessoas que está em jogo. São doentes e idosos que sofrem com vias esburacadas e perigosas. Existe até a Rua do Sabão e do Quiabo, em que todo mundo escorrega e cai", criticou. Javet apontou que o gasto com as obras é ínfimo diante do orçamento municipal e ressaltou que as Alamedas Aroeiras, Angelim e Cedro são as três, entre muitas outras, que apresentam maior calamidade e exigem atenção urgente.

O vereador Daniel Costa propôs uma Emenda Impositiva ao Orçamento de 2023 canalizando recursos para as obras solicitadas pela comunidade do Aroeiras e Casa Amarela.

Outros moradores da região se manifestaram no mesmo sentido e salientaram que o asfaltamento das ruas é imprescindível e não pode esperar mais.

Obras grandes, complexas e caras

O engenheiro civil Pedro Henrique representou a Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habilitação e revelou que essa demanda do Aroeiras e Casa Amarela já foi recebida e os estudos estão sendo feitos. "É uma obra grande e complexa, o que exige muita avaliação técnica. Além disso, envolve a participação de outros órgãos públicos", explicou.

Professor Wellington lembrou que é fundamental que os valores da obra sejam orçados para que os vereadores trabalhem uma Emenda Impositiva financeiramente adequada ao Orçamento do próximo ano.

O diretor Executivo da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS), o advogado Lucas Neves, entende que todas as reivindicações apresentadas pelos moradores são absolutamente justas e estão em fase de estudo. "A ECOS e outros órgãos estão empenhados em contemplar esses anseios", garantiu.

Foi constituída uma comissão de moradores que levará ao prefeito municipal, Vittorio Medioli, as demandas apresentadas. Professor Wellington indicou que outra Audiência Pública será requerida para aprofundar o debate em torno da questão e acompanhar a realização das obras.

Diretoria de Comunicação Social - Jorn. Wagner Augusto

Publicado em: 29/09/2022