• Autor: Desconhecido - 23/11/2022

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Betim realizaram reunião conjunta, na tarde de quarta-feira (23 de novembro de 2022), no Plenário Carino Saraiva. Vários temas foram abordados, a saber:

Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos

O vereador Carlin Amigão abordou as obras realizadas na Av. Edmeia Mattos Lazzarotti, no Bairro Jardim Brasília, informando que vai solicitar da Prefeitura Municipal explicações quanto às pontes que foram negociadas, uma vez que a Câmara Municipal não foi convidada a participar do processo. Está em estudo na comissão, para posterior emissão de parecer, o Projeto de Lei 264/22, de autoria do vereador Vitor Braz. Assim que for concluso o estudo, será elaborado o parecer para a apreciação de todos os membros da comissão. Foi efetuada a leitura dos Requerimentos 1.867/22 e 1.859/22, de autoria do vereador Adelio Carlos, 1.870/22, 1.871/22, 1.882/22, 1.885/22, 1.887/22 e 1.855/22, de autoria do vereador Professor Alexandre Xeréu, 1.872/22 e 1.873/22, de autoria do vereador Roberto da Quadra, 1.874/22, de autoria do vereador Junior Trabalhador, 1.875/22, de autoria da vereadora Angela Maria, 1.877/22 e 1889/22, de autoria do vereador Marquinho Rodrigues, e 1857/22, de autoria do vereador Rony Martins. Ao final, a comissão concluiu, por unanimidade dos presentes, pela aprovação de todos os requerimentos, os quais serão encaminhados à Diretoria Legislativa.

Comissão Permanente de Política Urbana, Rural e Habitação

O vereador Gilson da Autoescola informou que foi iniciada no dia 18 de novembro a limpeza e o desassoreamento do canal do Córrego Estiva, na Avenida Cordiline, Bairro Nossa Senhora de Fátima, na região do Jardim das Alterosas. Inicialmente, está sendo realizada a limpeza do local, ao lado do córrego, que estava sendo utilizado pela população como descarte irregular. Em seguida, com a liberação da área, as máquinas poderão acessar o leito do canal e realizar os serviços de desassoreamento em cerca de dois quilômetros ao longo do canal. As obras têm como objetivo amenizar possíveis enchentes no período chuvoso. Estão em estudo na comissão, para posterior emissão dos pareceres, os Projetos de Lei 271/22, de autoria do vereador Dudu Braga, e 274/22, de autoria do Poder Executivo. Assim que forem conclusos os estudos, serão elaborados os pareceres para a apreciação dos demais membros.

Comissão Permanente de Transportes e Mobilidade Urbana

A assessoria da comissão informou que se reuniu, no dia 11 de novembro, com a presidente da ECOS, Marinésia Makatsuru, e sua equipe, cobrando agilidade nas instalações das sinalizações e dos quebra-molas. Está em estudo na comissão, para posterior emissão de parecer, o Projeto de Lei 264/22, de autoria do vereador Vitor Braz. Assim que for concluso o estudo, será elaborado o parecer para a apreciação de todos os membros da comissão. Foi efetuada a leitura dos Requerimentos 1.879/22, 1.880/22 e 1.884/22, de autoria do vereador Professor Alexandre Xeréu. Ao final, a comissão concluiu, por unanimidade dos presentes, pela aprovação de todos os requerimentos, os quais serão encaminhados à Diretoria Legislativa.

Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico

A assessoria da comissão informou que após regular tramitação e deliberação, emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei 256/22, de autoria do vereador Tiago Santana. O parecer já foi regularmente deliberado pela comissão e encaminhado à Diretoria Legislativa. Está em estudo na comissão, para posterior emissão de parecer, o Projeto de Lei 186/22, de autoria do vereador Dudu Braga. Assim que for concluso o estudo, será elaborado o parecer para a apreciação de todos os membros da comissão.

Comissão Permanente de Trabalho e Geração de Renda

A assessoria da comissão informou que o instituto Casa da Comunidade abriu um novo curso gratuito de tapeçaria, voltado à geração de renda para a população. O curso tem início no dia 29 de novembro e será realizado às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, com duração de quatro meses.

Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A assessoria da comissão informou que a Prefeitura Municipal de Betim, por meio da ECOS, seguindo o cronograma de ações de prevenção a alagamentos no período chuvoso, iniciou no dia 18 de novembro, a limpeza e desassoreamento do canal do córrego Estiva, na avenida Cordiline, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, na região do Jardim das Alterosas. Inicialmente, está sendo realizada a limpeza do local, ao lado do córrego, que estava sendo utilizado pela população como local de descarte irregular. Em seguida, com a liberação da área, as máquinas poderão acessar o leito do canal e fazer os serviços de desassoreamento em cerca de dois quilômetros ao longo do canal. O serviço tem como objetivo amenizar possíveis enchentes no período chuvoso.

CIAC / Diretoria de Comunicação Social

Publicado em: 05/12/2022