Roda de Conversa debate proteção animal em Betim

• Autor: Jonathan Pires - Local: Câmara Municipal de Betim

A Câmara Municipal de Betim realizou na manhã desta quarta-feira (22 de março), no Plenário Carino Saraiva, a Roda de Conversa Causa Animal em Betim: Avanços e Desafios. O objetivo foi fomentar diálogos, em busca de soluções para o problema, entre o Poder Legislativo e a sociedade em geral. O evento contou com a parceria da Diretoria da Escola do Legislativo Sara Eloy, a Aliança Juiz-Forana pela Defesa dos Animais (AJUDA) e a Escola Estadual João Paulo I.

O presidente da Câmara Municipal de Betim, vereador Léo Contador, deu boas-vindas aos participantes e revelou que na infância sua primeira vocação era ser veterinário e somente depois optou pelas ciências contábeis. O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vereador Claudinho, coordenou os trabalhos da Roda de Conversa.

Claudinho lamentou que após a pandemia da Covid-19 o número de animais abandonados em Betim tenha saltado de 3.000 para cerca de 15.000. “Os desafios são enormes para todos os protetores e nessa troca de experiências poderemos encontrar caminhos que nos ajudem a enfrentá-los. As gerações atuais plantam sementes que germinarão frutos para as próximas. Por isso é fundamental o engajamento dos jovens como os que estão aqui hoje reunidos em torno desse debate”, frisou o parlamentar.

A assessora do deputado estadual Noraldino Júnior e representante do senador Carlos Viana, além de voluntária da AJUDA, Kátia Dias, reforçou que a castração e adoção responsável continuam sendo o melhor antídoto para se enfrentar o abandono, os maus-tratos e a superpopulação de animais vagando pelas ruas. “Falar de proteção animal é falar de amor e os animais transbordam amor e lealdade pelos seus tutores”, afirmou Kátia, que criticou a existência de abrigos em que os bichos não têm condições adequadas para uma vida digna e vivem amontoados. “O ideal são as casas de passagem em que os animais são acolhidos, tratados, vacinados e encaminhados para adoção responsável”, apontou.

Os alunos da Escola Estadual João Paulo I interagiram com os demais componentes da Roda de Conversa e esclareceram muitas dúvidas acerca do tema. Também participaram do encontro o coordenador da AJUDA, ONG que já castrou mais de 200.000 cães e gatos em Minas Gerais, Frederico Fagundes, o vice-diretor da Escola Estadual João Paulo I, professor Felício, a diretora da Escola do Legislativo Sara Eloy, Marilene Torres, a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Sara Eloy, Margareth Butori, e vários protetores betinenses.

Jornalista Wagner Augusto - Diretoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 22/03/2023