Padre Osório

• Autor: Diretoria de Comunicação Social

"Osorio de Oliveira Braga nasceu em Capela Nova do Betim, a 25 de maio de 1878, recebendo o batismo a 8 de junho seguinte, pelo vigário Domingos Candido da Silveira. Filho de José de Souza Braga e de Dona Rita Cássia de Oliveira [...]. Seus avós: pelo lado paterno, Joaquim de Souza Ramos e dona Genoveva Silva Rosa; lado materno, Antônio Amâncio de Oliveira e dona Simplícia de Oliveira.

iniciou seus estudos no seu distrito natal, depois passou para o Colégio do Caraça. Em outubro de 1895, entrou para o Seminário de Mariana onde recebeu a tonsura a 12 de abril de 1898, ordens menores em 25 de fevereiro de 1899, subdiaconato em 22 de dezembro de 1900 e presbiterado em 9 de abril de 1901, ano em que assume a paróquia de sua terra natal."

"Após o falecimento do ex-vigário Domingos Candido da Silveira em 1920, o vigário Osório de Oliveira Braga passa a centralizar todos os empreendimentos capelonovenses, notadamente os de ordem política [...]. Exerceu a vereança, presidiu diretório político, e desempenhou o cargo de Inspetor Escolar [...]. Sessenta e sete anos durou seu primeiro e único Paroquiato, durante o qual recebeu as honras de Monsenhor e Camareiro Secreto de Sua Santidade o Papa Paulo VI.

Seu sepultamento, em Betim, a 18 de maio de 1968 foi concorridíssimo, com encomendação e exéquias oficiadas por Dom João de Rezende Costa, Arcebispo de Belo Horizonte.

Pouco antes de sua morte, o Legislativo betinense promoveu uma homenagem ao velho Vigário - seu busto, na antiga praça da Matriz. Uma campanha neste sentido foi inciada em reunião da Câmara Municipal, de 25 de setembro de 1967, constituindo uma comissão presidida por Geraldo Silva Santos, tendo como Tesoureiro José Paschoal Diniz, e membros Newton Amaral Franco, Raimundo Gabriel de Rezende e Antonio Novais Ássimos. Lançada durante a missa do dia 15 de outubro de 1967, teve o imediato apoio popular."

Fontes:

• Fonseca, Geraldo - Origens da Nova Força de Minas - Betim: Sua história 1711/1975
  • Instituto Histórico IMPHIC - Betim
  • Wikipedia (https://bit.ly/3mDmM2h)