13º Prêmio Camélia

• Autor: Adeildo Silva/PMB - Local: Câmara Municipal de Betim

A Câmara Municipal de Betim promoveu, na manhã de domingo (20 de novembro), no Plenário Carino Saraiva, a entrega do 13º Prêmio Camélia às pessoas físicas e jurídicas que têm contribuído para promover a igualdade de oportunidades entre os diferentes grupos sociais da cidade. A iniciativa da homenagem é da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Minorias do Poder Legislativo, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Governo e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O Projeto de Lei que instituiu a honraria, de autoria do ex-vereador Cordovil Neves de Souza, o Vila, foi aprovado pela Câmara Municipal, por unanimidade, em 3 de novembro de 2009. A solenidade marca em Betim as comemorações relativas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Cada um dos 20 contemplados recebeu um diploma alusivo ao Prêmio Camélia e uma muda da planta. A camélia é uma flor delicada e originária do Japão, que foi cultivada no Quilombo do Leblon, no Rio de Janeiro, e virou símbolo da luta pela abolição da escravatura no Brasil. Com o passar dos anos, a espécie se consolidou como referência para o movimento negro em sua caminhada pela igualdade racial.

O vereador Erasmo da Academia, presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Minorias, comandou os trabalhos da cerimônia, que contou também com as presenças dos vereadores Roberto da Quadra e Irani Maritaca, membros da Comissão, o secretário municipal de Governo, Jaime Talles, e personalidades que militam na luta pelo fim da discriminação racial, tais como  a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Iracema Aparecida de Assis e Santos, o coordenador do Conselho Municipal de Igualdade Racial, José Joaquim Brito (Janaúba), e o vice-presidente do Conselho pela Sociedade Civil, Pedro Augusto Ferreira dos Santos (Petter), entre outros.

Os homenageados com o Prêmio Camélia 2022 foram estes:

INDICAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO:

1. ADRIANO GÓIS

2. DÉBORA MONYK FIGUEIREDO PEREIRA

3. INSTITUTO RAMACRISNA – REPRESENTADO PELO CONSELHEIRO GILBERTO MENDES

4. MÔNICA DO NASCIMENTO BARROS

5. VANDERSON MARTINS (IN MEMORIAN) – REPRESENTADO PELO SEU IRMÃO SÉRGIO ANDRÉ MARTINS E SUA ESPOSA POLLYANE CRISTINA PEREIRA DA CRUZ

6. WASHINGTON LUIZ GOMES

7. WESLEY DE SOUZA ALMEIDA

INDICAÇÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE

IGUALDADE RACIAL DE BETIM:

8. CELMÁRIA EGÍDIO MARCELINO