Audiência Pública debate Plano de Contingência da Defesa Civil

• Autor: Jonathan Pires - 29/11/2023 - Local: Câmara Municipal de Betim

A Câmara Municipal de Betim realizou Audiência Pública, na manhã desta quarta-feira (29 de novembro), no Plenário Carino Saraiva, para a apresentação e debate do Plano de Ação da Defesa Civil para o período chuvoso. A iniciativa do evento partiu do presidente do Poder Legislativo, vereador Léo Contador, por meio do Requerimento nº 1.972/2023.

Léo presidiu os trabalhos e se referiu à importância do engajamento de todos os órgãos envolvidos na prevenção e atuação nos danos do período chuvoso. O vereador se lembrou do verdadeiro cenário de guerra vivido em outros verões que sofreram com fortes chuvas.

A vice-prefeita municipal, Cleusa Lara, destacou a importância de se divulgar publicamente o Plano de Contingência para se enfrentar, eventualmente, algum efeito colateral das chuvas.

O secretário municipal de Segurança Pública, Júlio César Rachel de Paula, revelou que Betim conta com 73 áreas de risco e cerca de 400 imóveis que apresentam perigo de desabamento. Esse cenário é decorrente do crescimento desordenado do município ao longo do tempo, com a ocupação de áreas impróprias.

A secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Brena Araújo e Silva, afirmou que a Pasta está preparada, se preciso for, para fazer o acolhimento necessário para a população que necessitar.

A superintendente municipal de Defesa Civil, Suelen Sandy dos Reis Oliveira, explicou as circunstâncias que definem uma situação de risco e apresentou, em vários slides, os ciclos de atuação da Defesa Civil, antes, durante e depois dos eventos. O mapeamento das áreas de riscos é constante e fornece as informações necessárias para a adoção de medidas preventivas, tal como a demolição de imóveis.

Também participaram da Audiência Pública, e solicitaram vários esclarecimentos às autoridades, os vereadores Gregório Silva, Professor Wellington, Gilson da Autoescola, Marquinho Rodrigues, Irani Maritaca e Paulo Tekim.

Jornalista Wagner Augusto - Diretoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 29/11/2023