• Autor: Jonathan Pires - 22/11/2023 - Local: Plenário Carino Saraiva Moreira

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Betim realizaram reunião conjunta na tarde de quarta-feira (29 de novembro), na Sala das Comissões. Vários temas foram abordados, a saber:

Comissão Permanente de Política Urbana, Rural e Habitação

O vereador Erasmo da Academia informou que será realizada, na Câmara Municipal de Betim, Audiência Pública referente às alterações do Plano Diretor do Município. O vereador reiterou sua luta de anos para regularizar os Bairros Parque do Cedro e Pingo D´Água. Ele destacou a importância do Plano Diretor para que os bairros da cidade recebam a infraestrutura adequada para os moradores.

Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos

O vereador Carlin Amigão informou que realizou, a pedido dos moradores, visita à Praça localizada no Bairro Vila das Flores. Informou que após a visita, a comissão enviou Requerimento no qual solicitou que a Prefeitura Municipal atuasse e realizasse a poda das árvores no local. O vereador informou ainda que enviou outro Requerimento solicitando a revitalização da praça e que aguarda retorno da Prefeitura sobre o assunto. Após regular tramitação e deliberação, a comissão emitiu pareceres favoráveis aos Projetos de Lei 360/23, de autoria do vereador Klebinho Rezende; 366/23, de autoria do vereador Erasmo da Academia; 368/23 e 371/23, de autoria do Poder Executivo; Emendas 06 e 07 ao Projeto de Lei 171/23, de autoria do vereador Léo Contador. Os pareceres já foram regularmente deliberados pela comissão e encaminhados à Diretoria Legislativa.

Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A assessoria da comissão informou que foi realizada nos dias 4 e 5 de novembro, em frente ao Ginásio Poliesportivo Divino Braga, a feira de adoção de cães e gatos. Na oportunidade foram adotados no total 27. Na sequência, foi informado que, após regular tramitação e deliberação, a comissão emitiu pareceres favoráveis aos Projetos de Lei 441/23 e 412/23, de autoria do vereador Léo Contador. Os pareceres já foram regularmente deliberados pela comissão e encaminhados à Diretoria Legislativa.

Comissão Permanente de Trabalho e Geração de Renda

A assessoria da comissão informou que no último dia 26 de novembro participou da formatura que aconteceu na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Destacando que a formatura é um rito multicultural e ecumênico para os homens que, por sua conduta, foram destinados pela juíza de Betim à Apac. Atualmente são 160 presos em regime semiaberto que trabalham dentro da Associação. Na oportunidade, foi observado que é muito grande o número de voluntários que trabalham no local. A assessoria da comissão informou que irá realizar convite à presidente da Apac, Renata, para participar de futura reunião deste Grupo de comissões, para que ela possa explicar como é realizado os serviços e sobre os funcionários que prestam serviço na associação.

Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico

A assessoria da comissão informou que realizou visita à ciclovia localizada na Avenida Edmeia Mattos Lazzarotti. Na oportunidade, foram ouvidas as reivindicações dos usuários, buscando melhorias e será encaminhado Requerimento solicitando a instalação de guarda-corpo no local. Após regular tramitação e deliberação, a comissão emitiu pareceres favoráveis aos Projetos de Lei 409/23, de autoria do vereador Paulo Tekim; 418/23, de autoria do Poder Executivo; e 420/23, de autoria do vereador Rony Martins. Os pareceres já foram regularmente deliberados pela comissão e encaminhados à Diretoria Legislativa.

Comissão Permanente de Transportes e Mobilidade Urbana

O vereador Paulo Tekim informou que foi encerrado o Credenciamento Escolar e que a comissão havia solicitado prazo maior de 60 dias para que mais pessoas pudessem adquirir veículos e participar do credenciamento.  O vereador informou ainda que solicitou à ECOS informações referentes à quantidade de pessoas que realizaram o credenciamento e aguarda retorno.

Diretoria de Comunicação Institucional - Jorn. Wagner Augusto

Publicado em: 04/12/2023