Câmara Municipal realiza audiência pública

• Autor: Diretoria de Comunicação Insitucional - 12/04/2024 - Local: Escola Municipal Isaura Coelho

A Câmara Municipal de Betim realizou Audiência Pública na noite de sexta-feira (12 de abril), na quadra poliesportiva da Escola Municipal Isaura Coelho, localizada no Bairro Jardim das Alterosas, com o intuito de contestar e encontrar uma solução quanto ao possível fechamento da 188ª Cia. da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, sediada na região. O evento foi solicitado pelo vereador Roberto da Quadra, por meio do Requerimento número 506/2024.

Roberto da Quadra, que presidiu e coordenou os trabalhos da Audiência Pública, ressaltou em seu pronunciamento inicial que o debate é fundamental para a Regional Jardim das Alterosas, que engloba 24 bairros em que residem 125 mil cidadãos. Roberto entende que a região vive um momento de tensão com a ameaça de fechamento da 188ª Cia. e criticou a falta de sensibilidade do governador Romeu Zema, que não conhece de perto a realidade de Betim. "Vamos lutar arduamente para evitar o fechamento da Cia. O argumento apresentado não se justifica, que é o aumento do efetivo da Polícia Militar no município. Estamos com um abaixo assinado com mais de 13 mil assinaturas e ele será encaminhado às autoridades estaduais para manter a Cia. em pleno funcionamento no Jardim das Alterosas ", afirmou o parlamentar.

A fundadora do SCI Brasil Consultoria de Idiomas, Elizabeth Brigitte Lukestik Schachner, representou os comerciantes do bairro. Moradora da região há 64 anos, ela relatou o assalto ocorrido na sua empresa e a pronta intervenção da Polícia Militar, que recuperou os objetos roubados e o carro de sua propriedade. Daí a importância da manutenção da 188ª Cia.

O secretário municipal de Segurança Pública, Júlio Cezar Rachel de Paula, manifestou sua surpresa com a iniciativa da Polícia Militar em transferir a 188ª Cia. para a sede do Batalhão. A PM argumenta que haverá mais conforto para os policiais e  aumentará o número de efetivo nas ruas. Júlio Cezar frisou que Betim é o terceiro município de Minas Gerais na queda dos índices de violência e que em time que está ganhando não se mexe, defendendo a manutenção da Cia. no Jardim das Alterosas.

O secretário municipal de Governo, Jaime Thalles, destacou a importância da segurança pública na vida do cidadão, o que garante a liberdade de cada um. Nesse sentido, o secretário apontou que o Poder Executivo está ao lado da comunidade na defesa dos seus interesses e não medirá esforços para evitar a saída da 188ª Cia.

Jaime entende que é possível mediar o conflito entre o desejo da Polícia Militar de sair do bairro e o da população de que a 188ª Cia. permaneça. Uma opção seria a reforma das instalações da Cia. Caso não seja possível, a PM se comprometeu a manter um posto avançado com funcionamento 24 horas por dia.

O subprocurador geral do município, Lucas Cruz Neves, explicou que a Administração Pública se sustenta em três pilares básicos: serviço público, fomento e a segurança pública, com a ação da polícia. Por isso é importante que o Jardim das Alterosas não perca a presença ostensiva da Polícia Militar por meio da manutenção da 188ª Cia. "A gestão da segurança pública é prerrogativa exclusiva do Estado e o município colabora com o que é possível. Se a Cia. for retirada, será por vontade política das autoridades estaduais", asseverou Lucas.

O vereador Gilson da Autoescola reiterou que o Poder Legislativo não medirá esforços para apoiar a luta da população em suas demandas. Após a fala das autoridades, várias pessoas se manifestaram e solicitaram que o Poder Público municipal intervenha para manter a 188ª Cia. Da PM no Jardim das Alterosas.

Diretoria de Comunicação Institucional - Jorn. Wagner Augusto

Publicado em: 15/04/2024