Câmara inaugura Procuradoria da Mulher

• Autor: Diretoria de Comunicação Institucional - Local: Câmara Municipal de Betim

A partir da próxima semana a Câmara Municipal de Betim contará com mais um importante órgão para promover a defesa dos direitos da mulher. Será inaugurada a Procuradoria da Mulher, instituída como entidade política e institucional destinada à representação e promoção dos direitos da mulher residente no município.

O novo órgão funcionará na sede do Poder Legislativo, localizado na Praça Tiradentes, nº 48, Centro. A missão da Procuradoria é fortalecer a mulher betinense em todo o território, zelando e fiscalizando a aplicação de todos os seus direitos, especialmente no contexto de desigualdade de gênero.

A Procuradoria da Mulher tem como objetivos principais:
Identificar desafios, lacunas e áreas prioritárias que demandem intervenção;
Coletar dados sobre violência de gênero, acesso à Justiça, participação política, disparidade salarial e outros indicadores;
Estabelecer metas específicas e mensuráveis para aprimorar a proteção dos direitos das mulheres, promover a igualdade de gênero e erradicar a violência;
Priorizar a participação das mulheres em todos os aspectos da vida pública e política;

Cooperar com entidades públicas e privadas envolvidas na implementação de políticas para mulheres;
Fomentar estudos e debates sobre violência e discriminação contra as mulheres;
Contribuir para a implementação de políticas públicas municipais de equidade;
Representar a Câmara Municipal de Betim em solenidades e eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais destinados às políticas para valorização da mulher.

Para alcançar as metas estabelecidas, serão delineadas tarefas específicas para a implementação de ações voltadas à realização da missão, valores e objetivos da Procuradoria da Mulher. Este instrumento será utilizado como um guia abrangente, contribuindo para a efetivação de um papel significativo na promoção dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais igualitária.

Jornalista Wagner Augusto - Diretoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 24/04/2024