Oficinas de capacitação 2022: Oficina 4 - A Nova Lei de Licitações, Compras, Concorrência e Pregão

  • Autor: Diretoria de Comunicação Social - 25/08/2022 - Local: CMB

Presencial

Data e local

18/08/2022 a 19/08/2022

8h30 às 12h e 13h30 às 17h

Plenário da Câmara Municipal de Betim

Conteúdo programático

1 - Atividade: Oficina 4/2022 / A NOVA LEI DE LICITAÇÕES, COMPRAS, CONCORRÊNCIA E PREGÃO

2 - Data: 18 e 19 de agosto de 2022, quinta e sexta-feira

3 - Horário: 8h30 às 12h e 13h30 às 17h

4 - Carga Horária: 16 horas-aula

5 - Local: Plenário da Câmara Municipal de Betim / Formato: Presencial 

6 - Público-alvo: servidores efetivos, diretores e parlamentares 

7 - Parceria:

  • Instituto Brasil de Inteligência em Administração Pública (IBRAP)

8 - Instrutor:

  • José Carlos Baroni, advogado, especializado em Direito Administrativo, Contabilista, Professor Universitário na área de direito público; Gerente Administrativo do CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo/SP; autor dos livros: "Defesa nos Tribunais de Contas - Modelos Completos", "O Sistema de Registro de Preços - Teoria e Prática na Implantação e Utilização", "O Pregão em Perguntas e Respostas" e "Licitação na Modalidade Convite", Editora do Instituto Brasil de Inteligência em Administração Pública (IBRAP)

9 - Objetivo geral:

  • Apresentar a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 - Lei de licitações e contratos administrativos e suas aplicações que traz inédita disciplina na fase de planejamento das licitações, a ponto de romper com a aplicação, na integralidade, com as regulamentações existentes sobre Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referência moldados à luz da Lei 8.666/93.(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14133.htm)

10 - Objetivos específicos:

  • Informar sobre o regime atual e da nova lei;
  • Apresentar as responsabilidades da alta administração;
  • Destacar o Plano de Contratações Anual e planejamento de contratações;
  • Apresentar as três fases do processo de contratação;
  • Apresentar falhas e erro grosseiro e a disciplina da nova Lei de Licitações;
  • Apresentar os novos procedimentos e exigências, exigirá esforços concentrados dos vários atores públicos para sua efetiva aplicação;
  • Apresentar a importância do planejamento nas contratações públicas como momento da construção dos estudos técnicos preliminares e termos de referência, considerando ser a compra direta, e o pregão e concorrência as modalidades mais utilizadas no cotidiano, razão do presente curso ser focado na elaboração desses importantes documentos que compõe a etapa preparatória dessas licitações e compras diretas e
  • Apresentar comparativos entre as disposições da Lei 8.666/93, 10.520/02 e Decreto 10.02419 (pregão eletrônico), com os dispositivos da Lei 14.133/21.

11 - Programação:

Fase preparatória/planejamento

Regimes atual e da nova lei  

  • Governança das contratações e responsabilidade da alta administração
  • Planejamento estratégico, tático e operacional
  • Plano de Contratações Anual e planejamento de contratações
  • As três fases do processo de contratação pública e a importância de uma visão sistêmica das fases e do processo de contratação.
  • Etapas do planejamento
  • Estudos preliminares
  • Gerenciamento de riscos e Termo de referência
  • Minutas padronizadas e a possibilidade de adoção das minutas do Executivo Federal por todos os entes federativos
  • Administração de materiais e de serviços e os instrumentos para a centralização dos procedimentos
  • Agentes públicos envolvidos no planejamento e responsabilização por ações e omissões
  • Falhas e erro grosseiro e a disciplina da nova Lei de Licitações

Estudos técnicos preliminares

  • Identificação e justificativa da necessidade
  • Requisitos técnicos da contratação
  • O que pode ou não ser exigido
  • O papel da área técnica / requisitante / demandante
  • Como garantir a qualidade dos produtos e serviços, por descrição de soluções como um todo
  • Cumprimento de normas técnicas, certificação, protótipo, amostra, carta de solidariedade, indicação e vedação de marca
  • Levantamento das soluções disponíveis no mercado
  • Análise comparativa das soluções
  • Resultados pretendidos
  • Análise de viabilidade da contratação
  • Responsabilidades atribuídas as partes
  • Práticas de sustentabilidade
  • Aquisição de bens de consumo e de luxo
  • Quantificação do objeto e seu agrupamento (itens/lotes)
  • Estimativa, pesquisa e levantamento dos preços no mercado
  • Fontes de pesquisa - Quantas pesquisas (cotações)
  • Prazo de validade dos orçamentos
  • Definição dos preços estimado e máximo: média, mediana ou menor valor
  • Procedimentos e cautelas na formalização da pesquisa de preços
  • Elementos mínimos obrigatórios e elementos dispensáveis do ETP
  • Objetos/situações que dispensam a elaboração de ETP

Termo de referência

  • Documentos e providências anteriores
  • Estudos técnicos preliminares, Gerenciamento de riscos e verificação das pesquisas de preços
  • Contratação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra
  • Forma de execução de contratos de aquisições e regime de execução de serviços
  • Modelagem de execução do objeto diante do objeto do contrato
  • Modelos de gestão do contrato e o instrumento de medição e pagamento. Definição de critérios de aceitabilidade preço
  • Definição dos preços estimado, unitário e global máximo quando for o caso
  • Preço excessivo e preço inexequível
  • Sigilo do valor estimado
  • Hipóteses e comparativos com a legislação vigente
  • Definição do procedimento - Licitação e Modalidade, critério de julgamento e dos modos de disputa, Contratação direta, Registro de Preços, do critério de julgamento e dos modos de disputa
  • Definição dos documentos de habilitação
  • Exigências de regularidade jurídica - Exigências de regularidades fiscal, social e trabalhista
  • Exigências de capacidade técnica
  • Exigências de capacidade financeira - Trabalho do menor
  • Critérios de preferência e aplicação do regime da Lei Complementar nº 123/2006 para microempresa e empresa de pequeno porte
  • Definição de condições específicas para a execução do contrato, prazo, vigência e prorrogação e forma de pagamento
  • Garantia contratual, quando for o caso
  • Quando cabível: Revisão, reajuste e repactuação
  • Sanções administrativas

Esclarecimentos gerais sobre dúvidas acerca da matéria licitações, adaptando-as ao tema proposto.

Considerações finais

12 - Certificação: IBRAP

13 - Informações: 31 2010-3441, escoladolegislativo@camarabetim.mg.gov.br

14 - Legislação:

  • Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 - Lei de licitações e contratos administrativos

 

Mais informações

Carga horária: 16 hora(s)

Vagas: 50 participantes

Instrutores / Palestrantes: José Carlos Baroni